102021020752 PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BALA DE GOMA CONTENDO MUCÍLAGO DE AMORPHOPHALLUS KONJAC
Depósito: 15/10/2021
Destaque: publicado na revista científica International Journal of Biological Macromolecules
Inventor: DALILA MOTER BENVEGNÚ; ANDRE LAZARIN GALLINA; ANA CAROLINA SANTOS FERNANDES; TAINARA GROLI FRARE; MARIA CAROLINA ALVES DE MARTINI.
Titular: UFFS (BR/SC)
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza obteve uma nova patente para uma bala de goma enriquecida com glucomannan, fibra extraída da planta Konjac, originária da Ásia. A substância, ao chegar no estômago, absorve água e forma um gel, promovendo sensação de saciedade e auxiliando no controle do apetite e do peso corporal. A invenção surgiu em 2017 a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da nutricionista e egressa Ana Carolina Santos Fernandes, que buscou uma forma mais palatável de consumir o glucomannan, normalmente vendido em cápsulas. O desenvolvimento contou com a orientação de professores da UFFS e da Unicentro e a colaboração de dezenas de estudantes. Testes com 42 participantes mostraram redução significativa da circunferência da cintura e do apetite após o consumo de duas balas diárias por 14 dias. A patente foi depositada em 2021 em parceria com a empresa GUM’S DIET, criada pela própria inventora. O produto, ainda não disponível para venda, aguarda transferência de tecnologia para a indústria alimentícia ou farmacêutica. A concessão da patente em 2025 coroa uma trajetória de inovação que começou com uma ideia ousada de uma estudante de graduação.
Dalila Moter Benvegnú possui graduação em Farmácia pela Unversidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado (2010) e doutorado em Farmacologia (2012) pela mesma instituição. Atualmente é professora associada D nível 3 da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde ministra aulas de bioquímica e farmacologia aos cursos de Graduação em Nutrição e Ciências Biológicas e onde atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul. Além disso, também atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. No período de 2013 até 2017 atuou como Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza.
Resumo: 102021020752 Processo de Produção de Bala de Goma contendo mucílago de Amorphophallus konjac, desenvolvido a partir das etapas: (a) pesagem dos ingredientes (b) homogeneização dos ingredientes da goma; (c) acondicionamento à temperatura ambiente por dez minutos, para formação de um sol coloidal (partículas inchadas); (d) aquecimento a temperatura entre 10 e 100°C por 5 a 60 segundos, levando à dispersão das partículas em água (forma líquida); (e) pesagem (balança de precisão) do mucílago de Amorphophallus konjac para posterior adição em formas de acetato; f) refrigeração a temperatura entre 0 a 20°C durante 5 a 30 minutos, para formação do gel, caracterizado por compreender a seguinte formulação: mucílago da raíz da planta Amorphophallus konjac em concentrações de 0,001 a 5g, em pó ou qualquer outra forma física; gelatina incolor e gelatina natural em sabores variados e/ou proteína de colágeno, em concentração de 1 a 5g; metilparabeno, um agente antimicrobiano e/ou qualquer outro conservante natural ou artificial ou junção de mais de um conservante, em concentração de 0,0001 a 2g; água destilada, mineral ou de qualquer outra fonte natural, em concentração de 5 a 25ml; e edulcorante sacarina, xilitol, sorbitol e/ou qualquer outro açúcar natural ou edulcorante, em concentração de 1 a 3ml.

Nenhum comentário:
Postar um comentário