segunda-feira, 15 de setembro de 2025

#115 EMBRAPA PI9803625 GRANULÔMETRO PARA MEDIR O TAMANHO DE PARTÍCULAS DE MILHO MOÍDO

PI9803625 GRANULÔMETRO PARA MEDIR O TAMANHO DE PARTÍCULAS DE MILHO MOÍDO

Depósito: 27/02/1998

Destaque: Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2001 

Inventor: Dirceu Zanotto / Cláudio Bellaver / Paulo Antonio Rabenschlag de Brum / Clóvis Isberto Biscegli / Carlos Manoel Pedro Vaz / Renê de Oeste

Titular:  Embrapa. (BR/DF)



O granulômetro é um instrumento prático para medir o diâmetro geométrico médio de partículas de milho moído, dispensando o uso de balanças analíticas, vibradores ou peneiras. Baseia-se no princípio de que partículas mais finas, ao se aproximarem de um formato esférico, reduzem os espaços entre si e são mais compressíveis. O aparelho é composto por um cilindro de compressão com escape de ar, um êmbolo graduado, uma bigorna, uma haste, um martelo de 4 kg e um cabo. A operação consiste em preencher o cilindro com a amostra, inserir o êmbolo e soltar o martelo em queda livre três vezes para comprimir as partículas. O resultado é lido diretamente na escala do êmbolo, que foi previamente calibrada por meio de uma equação linear (m = a + bx), onde x é o deslocamento em mm. Projetado para uso rural e em pequenas fábricas de ração, o dispositivo elimina a necessidade de cálculos matemáticos complexos, oferecendo um método rápido e acessível para controle de qualidade da moagem.

A Embrapa Suínos e Aves, localizada em Concórdia (SC), e a Perozin Indústria Metalúrgica Ltda. foram agraciadas com o Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2001 durante a Expointer, em Esteio (RS), pelo desenvolvimento do Granulômetro Embrapa/Perozin. Este equipamento inovador foi premiado na categoria novidade por sua capacidade de auxiliar produtores de aves e suínos a prepararem ração com maior precisão, melhorando o desempenho zootécnico dos animais. A importância do equipamento reside no controle rigoroso do tamanho das partículas de milho moído, um fator crítico para a produtividade. Uma moagem excessivamente fina pode causar úlceras em suínos e elevar o consumo de energia, enquanto partículas muito grossas prejudicam a digestão e a conversão alimentar, por reduzirem a eficácia das enzimas digestivas. Para aves, uma moagem mais grossa é aceitável, representando também economia de energia.

A solução apresentada pelo granulômetro é a medição do Diâmetro Geométrico Médio (DGM), um valor crucial para a qualidade da moagem. O aparelho permite uma leitura direta e intuitiva por meio de uma escala colorida afixada nele mesmo, que converte o deslocamento do êmbolo (em centímetros) para o DGM (em micrômetros). Esta escala é diferenciada para suínos e aves e utiliza um sistema de cores para simplificar a interpretação: a cor vermelha indica que a moagem está fora do padrão ideal; o amarelo sinaliza que é aceitável, mas com margem para melhorias; e o verde mostra que a moagem está dentro da faixa ideal de tamanho de partícula.

Antes desta invenção, os produtores dependiam de métodos empíricos, propensos a erros, ou de complexas análises laboratoriais e matemáticas de difícil aplicação prática. O granulômetro surge como fruto de pesquisas da Embrapa Suínos e Aves, com apoio da Embrapa Instrumentação Agropecuária, materializando anos de estudo sobre o tamanho ideal de partículas para maximizar a eficiência alimentar. A parceria com a Perozin permitirá a produção em série do equipamento, levando essa tecnologia diretamente para o produtor.

O impacto econômico da adoção dessa tecnologia é significativo. Estudos demonstram que o fornecimento de ração com milho moído na faixa ideal de DGM (entre 509 e 645 micrômetros) proporciona uma economia de 20 a 27 kg de ração por suíno terminado, em comparação com rações contendo milho mal moído (DGM entre 799 e 1026 micrômetros). Considerando apenas 10% do rebanho abatido na Região Sul em 2000 (1,56 milhão de animais) e uma economia conservadora de 20 kg por animal, a economia total em ração seria substancial. Ao custo médio da época (R$ 0,243/kg), a economia por animal seria de R$ 4,86, representando um grande benefício financeiro para o produtor e para a cadeia produtiva. Portanto, o granulômetro se configura como uma ferramenta prática, de baixo custo e de alta eficácia para otimizar a produção animal e reduzir desperdícios diretamente na propriedade rural.



Resumo: PI9803625 A presente invenção, o granulômetro, utiliza o princípio de que partículas moídas mais finamente tendem a se aproximar da forma esférica reduzindo espaços entre as partículas contíguas. O granulômetro foi proposto aproveitar esse fenômeno na determinação do tamanho das partículas de milho moído. O aparelho é de uso prático em propriedades rurais e pequenas fábricas de rações. É constituído de: a)cilindro de compressão com 26,5 cm x 3,84 cm de comprimento e diâmetro externo, respectivamente; b) êmbolo para comprimir, com 16 cm x 3,20 cm de comprimento e diâmetro, respectivamente; c) bigorna, com 5,4 cm x 7,6 cm de comprimento e diâmetro, respectivamente; d) haste com 71 cm x 1,29 cm de comprimento e diâmetro, respectivamente; e) martelo com peso de 4 Kg, 13 cm x 7,5 cm de comprimento e diâmetro respectivamente; f) retentor, cabo e ponta do cabo, com 15,69 cm de comprimento.


Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário