segunda-feira, 29 de setembro de 2025

#163 LINE SPUNI PI0004962 COMPOSIÇÃO ESPUMOSA EM SPRAY PARA DEMARCAR E LIMITAR DISTÂNCIAS REGULAMENTARES NOS ESPORTES

PI0004962 COMPOSIÇÃO ESPUMOSA EM SPRAY PARA DEMARCAR E LIMITAR DISTÂNCIAS REGULAMENTARES NOS ESPORTES

Depósito: 20/10/2000

Destaque: amplo uso nos jogos de futebol

Inventor:  Heine Allemagne Vilarinho Dias

Titular: Line Spuni Marketing Esportivo Comércio Importação e Exportação Ltda. (BR/RJ)



Heine Aleimagne Vilarinho Dias, publicitário mineiro de Ituiutaba, reivindica a autoria da invenção tendo sido testado pela primeira vez durante a Taça BH de futebol junior em 2000. Assistindo pela televisão um jogo Brasil x Argentina,quando o narrador,irritado com a insistência dos jogadores em avançar sobre a distância regulamentar, retardando as cobranças, disse que gostaria que ver alguém que coseguisse fazer com que a barreira ficasse no devido lugar. "Pensei então, que se eu marcasse de forma provisória o local onde os jogadores deveriam ficar,poderia resolver o problema", conta Allemagne, que buscou inspiração nos sprays de creme de barbear para criar o seu produto. "Como eu percebi que era uma sacada muito boa eu formalizei, como um projeto brasileiro, o tamanho do tubo, tamanho da linha, a espuma não ser tóxica e ser biodegradável por que tinha que sumir", explica. Depois de conseguir oficializar o equipamento na CBF, Allemagne levou a sua idéia para a Fifa, onde está sendo analisada e deverá ser testada em breve. Se passar, deve ser implantada no mundo inteiro. A primeira experiência oficial da Fifa era para ter sido feita no Mundial de Seleções Sub 20, que seria disputado no Oriente Médio, mas foi adiado por causa da invasão dos Estados Unidos ao Iraque. A idéia também ganhou adeptos na imprensa européia. Spray milagroso e espuma mágica foram algumas das definições, recebidas em Portugal e na França, respectivamente.

Em Minas a idéia ganhou força e foi trazida para São Paulo pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah. "O Farah absorveu a idéia. Foi fantástico. Consegui colocar na Taça Sub 21", relembra Heine. De São Paulo, a espuma ganhou o Brasil sendo usada pela primeira vez em um campeonato nacional na Copa João Havelange, em 2000. Apesar da grande aceitação, Heine garante que não pensou na idéia para fins comerciais. "Sou um idealizador, fiz para o futebol", comentou. "Eu consegui convencer a fábrica (o laboratório Chemikers) da importância ideológica e eles toparam".

Sem ter completado o ensino médio, Allemagne passou por diversos empregos antes de se firmar como publicitário e inventor. "Fui entregador, vendi jornal na rua, entreguei panfleto. Depois fui para um escritório de contabilidade, depois para uma gráfica... também montei empresa, fui empresário, trabalhei na televisão, com agência de publicidade. Hoje, me considero publicitário. [...] Trabalhar com esse conceito de inventar, que seja comerciais ou produtos, e essa questão de solução de problemas sempre foi um algo que eu vivi. Sempre estive muito atento a isso, talvez até meio que predestinado"

O spray ficou com o nome de Spuni, é na verdade uma espuma branca feita à base de água, que não é tóxica, não tem odor, não irrita os olhos e nem a pele e não afeta a camada de ôzonio. Na sua composição entra água desmineralizada, betaína de coco, aditivos e gás propelente. O spray já foi testado e a marca permanece visível por aproximadamente um minuto,tempo que pode ser aumentado se preciso. Um frasco pode fazer até 25 aplicações,o que da para uma partida.Se o produto for aprovado pela Fifa, também poderá ser aplicado nos gramados cobertos de neve pelo rigoroso inverno europeu. É só utilizar uma versão colorida que ele já pensa em criar. O spray é fabricado por uma empresa do Paraná e, se for adotado oficialmente, será distribuído por um grupo com sede em Uberlândia. O Superior Tribunal de Justiça em 2024 encerrou uma discussão antiga e condenou a FIFA a indenizar Heine Allemagne e sua empresa, a Spuni Comércio de Produtos Esportivos, por má-fé e uso indevido de sua invenção. Em 2025 a FIFA recorreu ao STF tendo como relator do processo o Ministro Gilmar Mendes. O processo envolve acusações de promessas não cumpridas de pagamento dos direitos para uso do produto e a disputa pelo pagamento de 40 milhões de dólares em indenizações.



Resumo: PI0004962  A presente patente de invenção a qual consiste em promover uma composição espumosa em spray para demarcar e limitar distâncias regulamentares nos esportes, composta de uma mistura de Água de no mínimo 52,50% e máximo de 83,44%, Lauril Éter Sulfato de Sódio no mínimo de 10,00% e máximo de 30,00%, Cloreto de Sódio, mínimo de 0,01% e máximo de 0,20%, Côco Amido Propil Betaína, mínimo de 1,00% e máximo de 3,00%, Dietanolamida de Ácido Graxo de côco no mínimo de 1,00% e máximo de 5,00%, Triazina, mínimo de 0,05% e máximo de 0,30%, Pigmento (opcional), mínimo de 3,00% e máximo de 5,00%, do índice utilizado será reduzido o percentual Água, Óxido de Alquil Dimetil Amina, mínimo de 0,50% e máximo de 3,00%, Gás Propano mínimo de 4,00% e máximo de 4,00% e máximo de 6,00%. Cujo uso dá em competições esportivas, através de uma aplicação rápida limitar distâncias, momentaneamente, sem com isso prejudicar o local onde está ocorrendo a competição, garantindo o cumprimento das regras e condições das partidas evitando dúvidas ou discuções em relação ao posicionamento dos competidores, com respeito a cobrança de falta e posicionamento da barreira. A composição volátil desaparece após alguns minutos sem deixar marcas. Acondicionada em tubo de alumínio com bico injetor que permite, ao se pressionar o bico, a liberação da espuma para demarcar o piso, pelo próprio princípio ativo, age de forma a espuma permanecer visível por um período de tempo de até 2 minutos. Na ocorrência de algum jogador pisar ne espuma esta ficará aderida a sua chuteira. Se, ao invés de pisar na espuma ultrapassá-la, o árbitro terá condições de visualizar a aproximação da barreira da bola, pois seu referencial está fixado no campo. Pigmentos coloridos poderão ser adicionados à composição de modo a permitir melhor visualização de campos ou arenas, como por exemplo as feitas de terra, areia, asfalto, concreto, grama sintética, grama natural, etc. A composição adicionada em tubo de alumínio com bico injetor, cujo cano de escape do spray é reduzido (curto) proporciona a saída da composição espumosa do respectivo tubo mesmo na posição do bico virado para baixo.



Referências:
https://ge.globo.com/rj/futebol/noticia/2024/05/14/stj-encerra-discussao-antiga-e-condena-fifa-a-indenizar-inventor-brasileiro-por-uso-do-spray.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário