PI9200149 ELIMINADOR DE AR DE HIDRÔMETRO
Depósito: 10/01/1992
Destaque: comercializado pela Dolphin
Inventor: José Denisio Pereira
Titular: Dolphin Industrial Ltda. (BR/MG)
Em 1991, o engenheiro mecânico mineiro José Denísio Pereira desenvolveu um aparelho que, instalado antes do hidrômetro (medidor do consumo de água), elimina as bolhas de ar formadas ao longo da tubulação de água. E isso pode representar um a economia de 10% a 35% na conta, dependendo da região, da idade e das condições gerais da rede hidráulica. Isso acontece porque as bolhas de ar, ao passar pelo medidor, são registradas como água consumida pela residência, comércio ou indústria.
A PI9200149 refere-se a ELIMINADOR DE AR DE HIDRÔMETRO denominado "WATER CONTROL": um dispositivo simples, prático e eficaz que acoplado ao hidrômetro faz com o mesmo não registre a passagem do ar contido na tubulação, por um ocasional corte no fornecimento de água. A invenção citada é composta de 2 partes, sendo os itens (1) e (2) e (7) correspondentes a parte fixa, e os ítens (3) (4) (5) e (6) correspondentes a parte móvel do equipamento.
Após várias tentativas de viabilizar regionalmente seu invento, já patenteado e aprovado por um laudo da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Pereira começou a colher frutos de seu empenho. Animou-se tanto que resolveu montar, em 1998, a Dolphin Industrial, exclusivamente para produzir o aparelho. Já no ano seguinte ganhava o prêmio Inovação Tecnológica, concedido pelo Sebrae de Minas Gerais. A empresa, tem capacidade para fabricar cerca de 40 mil unidades por mês e começa a constituir uma rede de representantes por todo o país. Produzido em três tamanhos, o eliminador de ar é feito de plástico ou bronze e pode ser encomendado na própria fábrica ou por meio de representantes. Os preços, segundo informação da Practical, uma das empresas que revendem o produto no estado de São Paulo, variam de 250 a 3 mil reais.
Em 2002, o invento vem provocando conflito com a Companhia de águas do Rio de Janeiro, a Cedae, que alega que a diminuição dos valores das contas poderá gerar prejuízos e declara que não tem intenção de utilizar o equipamento. A eliminação de ar na medição do consumo de água é discutida há algum tempo no Congresso nacional. O senador Geraldo Cândido (PT) é o autor de um projeto de lei, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que obriga as concessionárias a se responsabilizar pela instalação de dispositivos que eliminem o ar na medição de consumo de água. Em Belo Horizonte , a Assembleia Legislativa tentou, sem sucesso, persuadir a Companhia de Saneamento de Minas Gerais a adotar o aparelho.
Referências: PI9200149 Refere-se o presente invento ao qual denominamos "WATER CONTROL", a um dispositivo simples, prático e eficaz que acoplado ao hidrômetro faz com o mesmo não registre a passagem do ar contido na tubulação, por um ocasional corte no fornecimento de água. A invenção citada é composta de 2 partes, sendo os ítens (1) e (2) e (7) correspondentes a parte fixa, e os ítens (3) (4) (5) e(6) correspondentes a parte móvel do equipamento.
Referências:




Nenhum comentário:
Postar um comentário