PI7703372 AEROMÓVEL
Depósito: 25/05/1977
Destaque: implantado em Porto Alegre
Inventor: Oskar Hans Wolfgang Coester
Titular: Oskar Hans Wolfgang Coester (BR/RS)
A invenção descreve um sistema de propulsão pneumática para veículos de carga ou de passageiros. O sistema baseia-se em um tubo de formato e dimensões apropriadas, que serve tanto como sustentação estrutural quanto como conduto de uma corrente de ar de alta velocidade. Dentro desse tubo circula ar impulsionado por compressores e/ou exaustores, instalados em seções intermediárias ou nas extremidades. Os veículos deslizam sobre trilhos montados junto ao tubo e são impulsionados por um conjunto de aletas fixadas ao chassi, que se projetam para dentro do tubo por meio de uma haste atravessando um rasgo vedado. A inclinação das aletas pode ser ajustada, aumentando ou diminuindo a resistência ao fluxo de ar, regulando assim a velocidade. Como a força motriz é gerada fora do veículo, o atrito das rodas é mínimo, permitindo alcançar altas velocidades rapidamente. O tubo pode ser instalado sobre pilares, diretamente no solo, suspenso ou subterrâneo, possibilitando múltiplas formas de infraestrutura. Os freios atuam diretamente sobre os trilhos e não nas rodas. Além disso, o projeto prevê condutos embutidos nas paredes do tubo para passagem de redes elétrica e telefônica, eliminando a necessidade de postes. O sistema possibilita transporte coletivo ou individual, com vários veículos circulando na mesma linha. Entre suas vantagens estão a rapidez, segurança, economia de energia e modernização urbana. A invenção de Oskar Hans Wolfgang Coester apresenta uma solução alternativa ao transporte ferroviário e rodoviário, inspirada em princípios de aerodinâmica e pneumática.
Em 1959, durante diálogo mantido no pátio do Aeroporto de Seatlle (EUA) com o empresário Rubem Berta, Presidente da Varig à época, este cunhou uma frase que acabou motivando o maior desafio da vida de Oskar Coester. Disse Berta: “Não vai adiantar mais aumentar a velocidade do avião. O problema é chegar ao aeroporto.” Por conta de sua qualificação e experiência, naquele momento Coester integrava a equipe que participou da “revolução dos transportes aéreos” ocorrida na década de 1950. O estímulo gerado a partir do diálogo com Berta conduziu Coester ao seu próximo grande passo na direção da inovação: a solução tecnológica capaz de melhorar e qualificar o transporte urbano em um cenário de cidades cada vez mais congestionadas pelo trânsito. Um primeiro protótipo ficou prono em 1977. Em 1982 A Linha piloto começa a ser construída ao longo da Avenida Loureiro Silva, no centro de Porto Alegre com a construção do primeiro veículo articulado e fim da parceria com a EBTU.
Resumo: PI7703372 Patente de Invenção "SISTEMA DE PROPULSÃO PNEUMÁTICA PÁRA VEÍCULOS DE CARGA ou PASSAGEIROS", constituído por um tubo de formato e dimensões apropriados que serve não não só como sustentação sobre ou sob o qual são montados trilhos como serve, também, como conduto da corrente de ar de alta velocidade gerada por um conjunto de exaustores e/ou compressores colocados em seções intermediárias e/ou em uma das extremidades do referido tubo ou ambas, podendo o tubo ser assentado sobre pilares ou colocado sobre qualquer tipo de solo ou, ainda por meio conveniente, dito tubo possuindo uma das paredes dotada de um rasgo com um sistema de vedação dando passagem a uma haste que fixa o conjunto de aletas ao chassis do veículo, sendo o sistema de aletas montado no interior do tubo as quais podem ter seu ângulo de inclinação ajustado por comandos colocados no próprio veículo ou fora do mesmo, sendo a força impulsora do veiculo gerada fora do mesmo e possuindo freios que agem diretamente sobre os trilhos, possuindo no interior das paredes do tubo condutos para embutir a rede elétrica e telefônica.
Referências:
O Brasil da inovação, São Paulo: Caros Amigos, 2013, p. 56-60


Nenhum comentário:
Postar um comentário