sábado, 27 de setembro de 2025

#157 PI8500143 CONVERSOR DE ENERGIA HIDROCINÉTICA E MULTIPLICADOR DE VELOCIDADE E TORQUE.

PI8500143 CONVERSOR DE ENERGIA HIDROCINÉTICA E MULTIPLICADOR DE VELOCIDADE E TORQUE.

Depósito: 11/01/1985

Destaque: segundo lugar do sexto Prêmio Talento Brasileiro de 1991, patrocinado pela CNI

Inventor:  Adelino da Silva Simões

Titular: Oto Guimarães Mourão (BR/MG) / Adelino da Silva Simões (BR/MG)

A invenção refere-se a um Conversor de Energia Hidrocinética Progressiva, um dispositivo capaz de transformar força motriz em energia contínua acumulada em um acoplamento fluido de volantes turbinados. O sistema recebe energia de diversas fontes, como motores elétricos, a combustão ou até energia solar, e a converte em movimento rotativo com torque e velocidade predeterminados. Seu funcionamento baseia-se em dois volantes, um turbina e outro impulsor, conectados a engrenagens múltiplas e colares flutuantes, que bloqueiam e acumulam energia cinética em um circuito fechado. A energia armazenada pode ser transmitida para máquinas ou veículos, funcionando como fonte motriz de alto rendimento. O processo reduz perdas por atrito, garante maior compacidade e simplicidade construtiva, além de menor desgaste e vida útil mais longa. É livre de gases poluentes e ruídos quando acionado eletricamente. Possui autonomia superior aos sistemas convencionais e regeneração do trabalho motor. A tecnologia proporciona alto torque, eficiência e estabilidade, tornando-se um acumulador de energia de alta potência. Assim, amplia o potencial de aplicação em diferentes setores industriais e automotivos.

Este mecanismo, inventado por Adelino da Silva Simões de Belo Horizonte/MG, é construído como uma unidade independente, transformando força motriz em energia contínua progressiva que se acumula em um acoplamento fluido de volantes turbinados, transformando-se em um acumulador de energia de alta potência que pode ser intercalado entre uma unidade movida, ou como dispositivo incorporado a qualquer máquina, para melhorar o seu potencial energético. O invento recebeu o segundo lugar do sexto Prêmio Talento Brasileiro de 1991, patrocinado pela CNI. O invento compreende um acoplamento fluido, composto de dois volantes turbinados, que podem ser construídos em qualquer dimensão ou peso, bastando uma diferença de peso entre ambos os volantes. Além do acoplamento fluido de volantes turbinados, o equipamento possui também, um conjunto de colares flutuantes, um jogo de pinos esféricos, um jogo de quatro engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais, cuja combinação da diferença de passo entre ambas e a disposição das mesmas sob o movimento retilíneo alternativo dos colares flutuantes, proporcionam um avanço de rotação nas engrenagens cilíndricas de dentes helicoidais, sob as engrenagens cilíndricas de dentes retos.



Resumo: PI8500143 Com classificação incluída no ramo técnico dos conversores de energia, tem a função de transmitir mecanicamente energia como fonte motriz, a uma unidade movida, sob determinada razão de velocidade e força, podendo-se constituir em uma unidade transformadora de força motriz de alto rendimento. Destina-se a transmitir energia sob a forma de movimento de rotação, de um ou mais eixos de saída, com velocidade e torque predeterminados e que podem ser variáveis. A energia recebida por uma fonte qualquer, exemplo, um motor elétrico de corrente contínua de 15 HP, 3.000 RPM, alimentado por quatro baterias de 12 Volts e 125 Amperes, aciona o “CONVERSOR DE ENERGIA HIDROCINÉTICA PROGRESSIVA” através do acoplamento fluido, composto de dois volantes turbinados, sendo um volante turbina com 400 milímetros de diâmetro e 85.900 gramas de peso, e um volante impulsor com 300 milímetros de diâmetro e 29.200 gramas de peso, totalizando 114.200 gramas de peso, que ao atingir as 3000 RPM, adquirem uma energia cinética em torno de 5000 Kgm e, através de um sistema de alimentação hidráulica, com pressão de 80 PSI, um sistema de colares flutuantes, conectados por pinos esféricos com roletes, a quatro engrenagens cilíndricas de dentes múltiplos, sendo duas de dentes retos, montadas uma sob a outra em paralelo, conectadas ao volante turbina através de catracas “Roda-Livre”, e duas de dentes helicoidais com ângulo de 30º, montadas em paralelo uma sob a outra, conectadas a um eixo motor e ao volante impulsor, que através de um movimento retilíneo alternativo dos colares flutuantes, conectados com as engrenagens cilíndricas, bloqueiam a energia cinética de 5.000 Kgm do acoplamento fluido em um circuito fechado, transformando-a em força motriz de alto torque e rendimento, e por o processo proporcionar que esta força motriz contida no volante impulsor se apoie num ponto móvel (o volante turbinado), e transfira a este ponto móvel uma potência superior à força motriz exercida sobre o mesmo e vice-versa; somando-se as potencialidades dos dois pontos móveis (volante turbina e volante impulsor) de forma contínua progressiva, até uma potência máxima pré-estabelecida, que é armazenada no acoplamento fluido transformando o mesmo em um acumulador de energia para posterior consumo, acionando máquinas e veículos de todos os modelos, peso e tamanho.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário