102018077523 MINIEMULSÕES DE FRAÇÕES BIOATIVAS DE PASSIFLORA E SUAS FORMULAÇÕES
Depósito: 28/12/2018
Destaque: licenciada para Rubian Xtract Serviços Ltda
Inventor: PHILIPE DOS SANTOS / JULIANE VIGÁNO / MÁRCIO LOPES / JULIAN MARTINEZ
Titular: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP) / RUBIAN XTRACT SERVIÇOS LTDA. (BR/SP)
A invenção intitulada “Miniemulsões de Frações Bioativas de Passiflora e suas Formulações” (BR 10 2018 077523-5) desenvolvida pela UNICAMP e pela Rubian Xtract Serviços Ltda. descreve a criação de miniemulsões com compostos bioativos extraídos do maracujá (Passiflora edulis) por técnicas limpas e sustentáveis, como extração supercrítica com CO₂ e extração com líquido pressurizado. Essas frações hidrofílicas e lipofílicas são ricas em tocotrienóis, ácidos graxos, carotenoides e compostos fenólicos (especialmente piceatannol) e exibem alta atividade antioxidante, atuando na prevenção e correção do envelhecimento da pele, estimulando a síntese de colágeno e inibindo enzimas como elastase e colagenase. O diferencial tecnológico está na reconstrução sinérgica das frações do maracujá em um complexo antioxidante estável e biodisponível, incorporável em produtos cosméticos, nutracêuticos, nutracosméticos, fármacos e alimentícios. As miniemulsões são emulsões óleo-em-água com alta estabilidade e gotículas nanométricas, utilizando goma xantana como estabilizante e emulsificantes naturais. Foram formuladas aplicações específicas como loção de limpeza facial, sérum hidratante e hidratante facial com proteção solar, todas testadas quanto à estabilidade, pH e viscosidade. O processo preserva as propriedades naturais dos bioativos, não gera resíduos tóxicos e utiliza apenas solventes GRAS (seguros para consumo). Essa tecnologia verde agrega valor a resíduos agroindustriais do maracujá, oferecendo um insumo multifuncional natural com benefícios comprovados à saúde e estética da pele.
Philipe dos Santos possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Tem experiência na área de Engenharia de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Fluídos Sub e Supercríticos e na obtenção, caracterização e aplicação de extratos bioativos naturais para a indústria de alimentos e cosméticos.
Resumo: 102018077523 A presente invenção se refere a miniemulsões compreendendo uma ou mais frações bioativas de Passiflora (maracujá) selecionadas dentre hidrofílicas, lipofílicas obtidas por extração supercrítica ou frações hidrofílicas concentradas de Passiflora (maracujá) obtidas por extração líquido pressurizado de Passiflora (maracujá) com comprovação dos benefícios das frações bioativas enriquecidas isoladas da presente invenção, das miniemulsões bem como de produtos compreendo tais miniemulsões com propriedade antioxidante que atua na prevenção e correção dos diferentes fatores e mecanismo responsáveis pelo envelhecimento da pele. A miniemulsão da presente invenção pode ser usada em produtos cosméticos, nutracêuticos, nutracosméticos, fármacos e alimentícios. São objetos adicionais da presente invenção formulações cosméticas de loção de limpeza facial, sérum hidratante facial e hidratante facial com proteção solar.
Referências:
https://www.inova.unicamp.br/premioinventores/edicoes/edicao-2020/
Nenhum comentário:
Postar um comentário