sexta-feira, 24 de outubro de 2025

#217 PADTEC / UNICAMP 102017012543 MÉTODO PARA CARACTERIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS DE FASE EM RECEPTORES ÓPTICOS

102017012543 MÉTODO PARA CARACTERIZAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE ESCORREGAMENTOS DE FASE EM RECEPTORES ÓPTICOS

Depósito: 13/06/2017

Destaque:  licenciada para Padtec

Inventor:   FABIO APARECIDO BARBOSA / DARLI AUGUSTO DE ARRUDA MELLO

Titular:   PADTEC S.A (BR/SP) / UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP)


A invenção intitulada “Método para caracterização da ocorrência de escorregamentos de fase em receptores ópticos” pertence à área de comunicações ópticas coerentes e foi desenvolvida pela Padtec S.A. em parceria com a Unicamp. O método propõe uma forma inovadora de identificar e caracterizar probabilisticamente os escorregamentos de fase, falhas que ocorrem durante a recuperação de fase em sistemas ópticos e podem comprometer a transmissão de dados em longas distâncias. Tais escorregamentos resultam de ruídos de emissão espontânea amplificada e erros nos algoritmos de recuperação de fase do tipo feedforward com phase unwrapper, responsáveis pelo desempacotamento da fase. A tecnologia criada analisa simultaneamente os erros de símbolos e as respostas do phase unwrapper, permitindo detectar e corrigir escorregamentos de fase com maior precisão e eliminar falsos indicativos. O método armazena as sequências transmitida e recebida, identifica blocos de símbolos errados, verifica alterações na sequência de fase e aplica rotações de “π/2” ou “–π/2” para corrigir o erro, refinando o processo iterativamente. Ao final, gera um vetor de posições de escorregamentos que permite calcular probabilidade, tempo médio e distribuição estatística das ocorrências, otimizando algoritmos e sistemas de comunicação óptica. Testado em simulações com modulação 16-QAM, o método mostrou desempenho superior ao de algoritmos convencionais, alcançando resultados próximos aos de calibração ideal em ampla faixa de ruído óptico, demonstrando eficiência na caracterização e correção de escorregamentos de fase, contribuindo para o aprimoramento do desempenho e confiabilidade de sistemas ópticos coerentes.

O “Sistema de controle de escorregamento de fases em sistemas ópticos”, licenciado para a empresa Padtec, especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções em comunicações ópticas, surgiu de uma pesquisa conjunta conduzida pelo professor Darli Mello, da FEEC, em colaboração com o professor Dalton Arantes, atualmente aposentado, mas ainda atuante como docente colaborador no Departamento de Comunicações (Decom). Mello relata que foi por intermédio de Arantes que teve a oportunidade de participar do projeto de pesquisa junto à Padtec. A motivação para o estudo veio da limitação das técnicas existentes para estimar os chamados escorregamentos de fase em sistemas de comunicação por fibra óptica — fenômeno que pode ser comparado a uma “falha” em uma estrada por onde trafega a informação. Segundo Mello, esses escorregamentos costumam ocorrer na etapa de processamento digital de sinais dos receptores ópticos, onde a atividade computacional é intensa. A tecnologia desenvolvida, portanto, possibilita estimar a probabilidade de ocorrência desse problema e verificar o desempenho dos receptores, contribuindo para otimizar o funcionamento do sistema como um todo. A tecnologia desponta como uma alternativa para identificar e caracterizar tais escorregamentos, otimizando as funções de transmissão e recepção nos sistemas. Dado que atualmente é um desafio predominante na área distinguir os erros ocasionados pelos escorregamentos de fase de outras distorções, o principal diferencial da tecnologia é permitir aperfeiçoar os algoritmos utilizados no combate aos escorregamentos de fase em sistemas ópticos.



Darli Mello estudou Engenharia Elétrica na RWTH-Aachen, na Alemanha, e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil, onde se formou em 2000. Em 2002, obteve o título de Mestre em Ciências pelo Instituto de Engenharia de Comunicações (LNT) da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha. Durante seus estudos de mestrado, realizou trabalhos experimentais e teóricos nos laboratórios de pesquisa da Siemens em Munique. Em 2006, obteve o título de Doutor pela Unicamp. Após o doutorado, trabalhou por um ano na Padtec Componentes e Sistemas Ópticos como engenheiro sênior de tecnologia.


Resumo: 102017012543 A invenção se refere a um método para a caracterização probabilística da ocorrência de escorregamentos de fase em sistemas ópticos coerentes que utilizam algoritmos de recuperação de fase do tipo feedforward e empregam phase unwrapper.

Referências:

https://www.inova.unicamp.br/premioinventores/edicoes/edicao-2018/

https://www.inova.unicamp.br/2018/03/sistema-de-controle-de-escorregamento-de-fases-em-sistemas-opticos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário