terça-feira, 21 de outubro de 2025

#206 UNICAMP PI1104344 MÉTODO DE APAGAMENTO DE PORTADORA ÓPTICA

PI1104344 MÉTODO DE APAGAMENTO DE PORTADORA ÓPTICA

Depósito: 13/10/2011

Destaque: Prêmio Inventores Unicamp 2013, licenciada para PadTec

Inventor:   CRISTIANO DE MELLO GALLEP / EVANDRO CONFORTI / ANDRÉ LUIZ RAYOL CAVALCANTE / NAPOLEÃO DOS SANTOS RIBEIRO

Titular:  UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP)


A invenção intitulada “Método de Apagamento de Portadora Óptica, Dispositivo Apagador, Dispositivo Fotônico Remodulador e Uso dos Dispositivos”, desenvolvida na Unicamp pelos pesquisadores Cristiano de Mello Gallep, Evandro Conforti, Napoleão dos Santos Ribeiro e André Luiz Rayol Cavalcante, propõe um sistema capaz de apagar e remodular ondas ópticas moduladas em amplitude, permitindo o reaproveitamento de canais ópticos em redes de telecomunicações do tipo FTTH (fiber-to-the-home). O método elimina a necessidade de fontes luminosas no ponto do usuário final, dobrando a capacidade de transmissão sem uso de novos comprimentos de onda. A inovação baseia-se no uso de um amplificador óptico a semicondutor com cavidade ativa ultra-longa (UL-SOA) de 8 mm, dividida em quatro seções alimentadas por correntes independentes, capaz de operar em regime de saturação profunda para eliminar a modulação original da portadora. O dispositivo apaga completamente sinais ópticos com altas razões de extinção (ER > 8 dB) e taxas superiores a 2,5 Gbps, alcançando resultados experimentais de até 28 Gbps com desempenho satisfatório. O invento também apresenta um dispositivo fotônico integrado de remodulação, composto por um guia óptico contínuo dividido em três seções — pré-amplificação, apagamento e remodulação — que reduz perdas e custos, além de dispensar isoladores e controladores de polarização. O método permite inserir a portadora modulada em amplitude em um pré-amplificador, ajustá-la por um controlador de polarização e submetê-la ao UL-SOA para o apagamento total do sinal, que pode ser imediatamente remodulado com nova informação. Os testes demonstraram excelente eficiência no apagamento e remodulação de sinais ópticos, com baixos níveis de ruído e gorjeio, consolidando o sistema como uma alternativa robusta e compacta para aumentar a capacidade e eficiência de redes ópticas de telecomunicações.

A tecnologia “método de apagamento de portadora óptica, dispositivo apagador, dispositivo fotônico remodulador e uso dos dispositivos” teve sua patente depositada em 2011 e consiste em uma técnica capaz de recuperar o sinal do laser que chega ao assinante após o usuário já ter recebido a informação da internet. o diferencial da tecnologia é a utilização de dispositivos ópticos amplificadores semicondutores ultra longos. “A tecnologia economiza a geração de um novo sinal, que pode ter altos custos. A invenção possui maior velocidade e eficiência em relação aos métodos existentes, realizando o apagamento e remodulação do sinal do laser em taxas acima de 20 giga bits por segundo”, explica. Na prática, a invenção pode ser aplicada em redes ópticas com fontes de luz centralizadas na implementação da estrutura FTTH – do inglês, “fiber-to-the-home” (conexão de fibra até a residência). “Pode-se fazer a conexão de forma que o canal de descida – que vai da central até o assinante – possa ser remodulado com nova informação, operando também como canal de subida – que vai do assinante até a central”, afirma Evandro. Dessa maneira, o canal reaproveitado leva dados de retorno sem a necessidade de uso de outro comprimento de onda adicional. “O reuso dobra a capacidade de um sistema com número fixo de canais, dispensando a existência de fonte luminosa no ponto do usuário final/remoto”, ressalta.




Evandro Conforti possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1972), mestrado em Master of Applied Sciences - University of Toronto (1978), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e pós-doutorado na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, USA (1992-1994). Atualmente é Professor Titular Permanente Colaborador da Universidade Estadual de Campinas.


Resumo: PI1104344 O presente pedido de patente de invenção refere-se a um método de apagamento de onda portadora óptica modulada em amplitude, refere-se também a um dispositivo apagador e fotônico remodulador. Ainda, a presente invenção refere-se aos usos desse dispositivo para apagamento e remodulação de ondas. A invenção pode ser aplicada em redes ópticas com fontes de luz centralizada na implementação da estrutura FTTH - "fiber-to-the-home" - conexão de fibra-até-a-casa, de forma que o canal de descida pode ser remodulado com nova informação, operando como canal de subida, levando dados de retorno sem necessidade de uso de comprimento de onda adicional. O reuso do canal dobra a capacidade de um sistema com número fixo de canais, dispensando a existência de fonte luminosa no ponto do usuário final/remoto.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário