sábado, 18 de outubro de 2025

#197 UNICAMP 102012020810 MÉTODO DE OBTENÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETROMAGNÉTICOS REDUZIDOS BASEADO EM CHANFROS E DOBRAS

102012020810 MÉTODO DE OBTENÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETROMAGNÉTICOS REDUZIDOS BASEADO EM CHANFROS E DOBRAS

Depósito: 20/08/2012

Destaque: licenciada para Bradar Indústria

Inventor: IGOR FELICIANO DA COSTA / ARISMAR CERQUEIRA SODRÉ JUNIOR / EDSON CESAR DOS REIS / JOÃO ROBERTO MOREIRA NETO / HUGO HENRIQUE HERNANDEZ FIGUEROA

Titular: ORBISAT DA AMAZÔNIA INDÚSTRIA E AEROLEVANTAMENTO S/A (BR/SP) / UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP)


A presente patente descreve um método inovador para reduzir o tamanho físico de dispositivos eletromagnéticos, como antenas, sem alterar seu desempenho. A técnica é baseada na introdução estratégica de chanfros e dobras com angulação controlada entre 30° e 60° (preferencialmente 45°) nos elementos metálicos que compõem o dispositivo. O método utiliza um elemento metálico básico de comprimento *l*, que é dividido em dois semi-elementos. Cada semi-elemento é constituído por três segmentos: dois segmentos menores de *l*/8 nas extremidades, que são dobrados com o ângulo β, e um segmento central de *l*/4. Um chanfro é inserido entre cada segmento menor e o central, com comprimento preferencial de λ/8 e ângulo β' complementar a β. Esta configuração específica evita descontinuidades no campo magnético e na densidade de corrente, problemas comuns em técnicas de redução convencionais que utilizam apenas dobras em zigue-zague. Como resultado, é possível alcançar uma redução de até 35% na área ocupada pelo dispositivo, mantendo inalteradas suas características operacionais fundamentais, como a banda de frequência, o padrão de radiação e a impedância. A invenção também abrange os dispositivos obtidos por este método, destacando-se uma antena log periódica dobrada com chanfros, que opera na banda de 300 a 500 MHz, e uma antena log periódica "aranha", que incorpora duas dessas antenas deslocadas 90° para fornecer dupla polarização – um parâmetro essencial para sistemas como radares aerotransportados. A principal vantagem é permitir a miniaturização de componentes críticos em sistemas como satélites e radares, reduzindo o arrasto aerodinâmico em aeronaves sem sacrificar a potência ou a eficiência, uma vez que não emprega elementos externos com perdas.




Hugo Enrique Hernandez Figueroa possui graduação em Engenharia Elétrica (1982) e especialização em Matemática (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de mestrado em Engenharia Elétrica (1986) e em Informática (1988) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Concluiu o doutorado em Física pelo Imperial College London, Reino Unido, em 1992. É Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2005 e foi eleito Fellow da OPTICA (antiga OSA) em 2011. Foi Coordenador de Área da FAPESP (Engenharias I) de 2014 a 2025. É

Resumo: 102012020810 O presente pedido de patente de invenção se refere a um método para redução da área de dispositivos eletromagnéticos. Mais especificamente, a presente invenção trata de um método que utiliza chanfros e dobras em uma dada angulação, proporcionando a redução do tamanho físico do dispositivo sem alterar seu desempenho eletromagnético. Outro objeto do presente pedido de patente trata do dispositivo eletromagnético obtido pelo método descrito bem como suas inúmeras aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário