sexta-feira, 24 de outubro de 2025

#215 UNB PI1103691 PALMILHA SENSORIZADA PARA PÉS DIABÉTICOS

PI1103691 PALMILHA SENSORIZADA PARA PÉS DIABÉTICOS

Depósito: 18/07/2011

Destaque:  licenciada para a empresa Life Care Medical Industria Comércio EIRELLI (Life Care)

Inventor:   MARIA DO CARMO DOS REIS / ADSON FERREIRA DA ROCHA / SUÉLIA DE SIQUEIRA RODRIGUES FLEURY ROSA / EDSON ALVES DA COSTA JÚNIOR

Titular:   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (BR/DF)



A Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), firmou em 8 de dezembro de 2022 um contrato de licenciamento de tecnologia com a empresa Life Care Medical Indústria e Comércio EIRELLI (Life Care). O acordo tem como finalidade autorizar o uso e a exploração comercial de quatro tecnologias desenvolvidas e de titularidade da UnB, voltadas ao tratamento de úlceras e feridas de difícil cicatrização.

O contrato concede à empresa o direito de utilizar, desenvolver, produzir e comercializar os resultados tecnológicos, bem como prestar serviços ou obter vantagens econômicas relacionadas às seguintes tecnologias:

Palmilha sensorizada para pés diabéticos (patente PI1103691 e know-how): Adson Ferreira da Rocha, Edson Alves da Costa Júnior, Maria do Carmo dos Reis e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa;

Adesivo microperfurado de látex com LED (BR102016019963): Aroldo Kenkichi Inazawa, Mário Fabrício Fleury Rosa, Pedro Henrique Gonçalves Inazawa e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa;

Palmilha cicatrizante para pés diabéticos (PI1103690): Adson Ferreira da Rocha, Maria do Carmo dos Reis e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa.

A integração dessas tecnologias resultou no desenvolvimento do equipamento médico RAPHA, um dispositivo inovador destinado ao tratamento de feridas e úlceras em pacientes com diabetes mellitus, que frequentemente apresentam problemas de cicatrização. O aparelho consiste em um adesivo microperfurado que adere à pele nas regiões inflamadas e utiliza fontes de luz LED integradas em circuitos eletrônicos para emitir diferentes comprimentos de onda, estimulando a cicatrização. O adesivo possui camadas sobrepostas: uma membrana inferior microperfurada com bordas adesivas, duas placas de circuito impresso e uma membrana superior de proteção. Pode ser aplicado em diversas partes do corpo e é indicado para tratar inflamações necróticas, parenquimatosas, eritematosas, hiperplásicas, hipertróficas, alérgicas e queimaduras de vários graus.

A celebração desse contrato de transferência de tecnologia está amparada pelo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, conforme o artigo 6º da Lei nº 10.973/2004 (Lei de Inovação), que permite às instituições científicas e tecnológicas públicas firmar contratos de licenciamento e transferência de tecnologia para exploração de suas criações. Na UnB, o processo de proteção da propriedade intelectual é conduzido pelo Núcleo de Propriedade Intelectual (Nupitec) da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT), enquanto a Agência de Comercialização de Tecnologia (ACT) é responsável pela negociação com o setor produtivo. 




Resumo: PI1103691 A presente invenção refere-se a uma palmilha com sistema eletrônico de monitoramento 0 controle da pressão plantar. O elemento ativo desta palmilha é o circuito eletrônico que monitorará (figura 1) a pressão aplicada pelos pés a cada ciclo de passo (gait). Através da introdução de sensores a palmilha é capaz de calcular e registrar dados sobre a pressão a que estão sujeitos os pés dos pacientes em situações quotidianas, tais como buracos e rampas. Uma pulseira (1) atada ao tornozelo possui um dispositivo encarregado de processar toda a informação (1.4) recolhida pela palmilha para, posteriormente, o médico ser capaz de avaliar o estado do paciente. Esta palmilha poderá ser usada para observação de anormalidades na marcha, controle da sustentação de peso e reeducação do caminhar. Uma característica importante desta invenção é que a palmilha é confeccionada totalmente individualizada e personalizada, seguindo a anatomia e as características dos pés do paciente, isto faz com que os sensores sejam instalados exatamente nos pontos específicos, desejados e necessários para capturar os valores das pressões plantares.

Referências:

https://cdt.unb.br/pt-br/noticias-da-citt-11/640-unb-licencia-patente-de-tratamento-de-ulceras-para-a-empresa-life-care

Nenhum comentário:

Postar um comentário