102017012768 PROCESSO DE OBTENÇÃO DE COMPLEXO NANOESTRUTURADO (CFI-1), COMPLEXO NANOESTRUTURADO ASSOCIADO A PROTEÍNA (MRB-CFI-1)
Depósito: 14/06/2017
Destaque: licenciada para CDN PHARMA CONSULTORIA E PARTICIPAÇÕES LTDA e NANOIMMUNOTHERAPY PHARMA
Inventor: WAGNER JOSÉ FÁVARO / NELSON EDUARDO DURAN CABALLERO
Titular: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP)
A patente BR 10 2017 012768-0, de titularidade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), descreve um processo de obtenção de um complexo nanoestruturado inorgânico (CFI-1) e de um complexo nanoestruturado associado a proteína (MRB-CFI-1). O objetivo é o tratamento do câncer de bexiga urinária, em animais e humanos, com alta eficiência, baixa toxicidade e custo reduzido, podendo substituir terapias convencionais como o Bacillus Calmette-Guérin (BCG). O processo baseia-se na síntese química de fosfato de amônio dibásico e cloreto de magnésio, homogeneizados sob alta rotação e pressão, seguidos de resfriamento e secagem. O complexo CFI-1 apresenta partículas de cerca de 190 nm, e o MRB-CFI-1, formado pela associação a proteínas hidrolíticas, cerca de 318 nm. Esses nanocompostos atuam como modificadores de resposta biológica, estimulando receptores imunes (TLRs) e promovendo regressão tumoral. Testes em ratos mostraram regressão de 100% dos tumores no grupo tratado com MRB-CFI-1, e ensaios clínicos em cães confirmaram redução progressiva das massas tumorais por até 12 meses. O composto mostrou-se reprodutível, estável e promissor como fármaco antineoplásico para cânceres de bexiga e próstata, podendo representar uma alternativa terapêutica inovadora frente aos tratamentos invasivos atuais.
Wagner José Fávaro é Professor de Anatomia Humana na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição onde construiu uma trajetória acadêmica de excelência, obtendo os títulos de Mestre, Doutor, Pós-Doutor e, em 2022, de Livre-Docente em Anatomia do Sistema Urogenital. Especialista em Uropatologia, Carcinogênese Urogenital, Nanomedicina e Desenvolvimento de Fármacos, suas contribuições científicas destacam-se tanto em âmbito nacional quanto internacional.É membro de renomadas sociedades científicas internacionais, incluindo a American Society of Clinical Oncology (ASCO), a European Society for Medical Oncology (ESMO) e a Society for ImmunoTherapy of Cancer (SITC).
Resumo: 102017012768 A presente invenção refere-se a um processo de obtenção de um complexo nanoestruturado inorgânico (CFI-1), complexo nanoestruturado associado a proteína (MRB-CFI-1) e uso antitumoral. A principal aplicação é no tratamento do câncer de bexiga urinária tanto em animais quanto em seres humanos. O complexo apresenta atividade antitumoral, única e potencialmente pode ser substituto de outros fármacos antineoplásicos comerciais.
Referências:
https://www.inova.unicamp.br/premioinventores/edicoes/edicao-2020/
Nenhum comentário:
Postar um comentário