102012021975 MICROPARTÍCULAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS E SEUS USOS PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS ENTÉRICAS
Depósito: 29/08/2012
Destaque: Prêmio Inventores Unicamp 2015, licenciada para Terpenia Desenvolvimento de Bioinsumos LTDA
Inventor: JOÃO ERNESTO DE CARVALHO / GLYN MARA FIGUEIRA / MARTA CRISTINA TEIXEIRA DUARTE / BENÍCIO PEREIRA / RODNEY ALEXANDRE RODRIGUES / MARY ANN FOGLIO / DOLIVAR CORAUCCI NETO
Titular: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP)
A invenção “Micropartículas de óleos essenciais e seus usos para prevenção de doenças entéricas” (BR 10 2012 021975-1 B1), desenvolvida por pesquisadores da UNICAMP em parceria com a Ouro Fino Saúde Animal, apresenta uma formulação inovadora composta pelos óleos essenciais de Cymbopogon citratus (capim-limão) e Cymbopogon martinii (palmarosa) microencapsulados em material hidrossolúvel, como maltodextrina, utilizando o método spray-dryer. O produto foi projetado para substituir o uso de antibióticos no controle de infecções entéricas em humanos e animais, especialmente suínos, causadas por bactérias como Escherichia coli (ETEC), responsáveis por diarreias infecciosas. A micropartícula apresenta boa solubilidade, estabilidade frente à luz e ao oxigênio, podendo ser administrada por via oral em rações, cápsulas, suspensões ou comprimidos. Testes laboratoriais comprovaram que a combinação dos dois óleos possui atividade antimicrobiana superior à dos óleos isolados e desempenho semelhante ao de antibióticos convencionais, sem causar toxicidade em estudos in vivo com roedores e leitões. Os testes mostraram ausência de efeitos colaterais e aumento do ganho de peso dos animais, tornando-a uma alternativa segura, sustentável e economicamente viável à antibioticoterapia, atendendo às exigências internacionais que restringem o uso de antimicrobianos em rações. Além disso, a técnica de microencapsulação é de fácil escalonamento industrial e o produto final apresenta potencial tanto para o setor veterinário quanto farmacêutico, podendo ser usado profilaticamente para prevenir doenças gastrointestinais e reduzir a disseminação de bactérias resistentes.
A tecnologia se refere a uma micropartícula contendo uma combinação de dois óleos essenciais, capaz de controlar infecções causadas por bactérias patogênicas em humanos e animais. Essas bactérias podem ser contraídas por meio da ingestão de alimentos e água contaminados, bem como na produção de carne de suínos e outros animais no Brasil. Para conter esses microrganismos, aditivos químicos vêm sendo utilizados na criação animal desde 1946 no Brasil, mas estes podem contaminar o ecossistema e contribuem para o desenvolvimento de cepas microbianas resistentes. Nesse contexto, a tecnologia desenvolvida na Unicamp atua como uma alternativa à administração de antibióticos para controlar a contaminação microbiana e representa um impacto socioambiental positivo na cadeia produtiva.

Marta Cristina Teixeira Duarte possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É pesquisadora A da Universidade Estadual de Campinas na Divisão de Microbiologia do CPQBA/UNICAMP. Foi Coordenadora Associada do CPQBA entre 2016 e 2018 e Coordenadora do CPQBA entre 2018 e 2021. Tem atuado em Comissões como a CAI/CONSU, da qual foi Vice-Presidente (2018-2021) e a CACC Comissão para Análise de Convênios e Contratos da UNICAMP.
Resumo: 102012021975 O presente invento trata de uma micropartícula contendo os óleos essenciais de palmarosa e capim-limão para o controle de doenças entéricas causadas por micro-organismos. Mais especificamente, a micropartícula do presente invento pode ser utilizada no controle de infecções entéricas causadas por bactérias patogênicas em humanos e animais, podendo ser utilizada como alternativa à administração de antibióticos para esta finalidade. A micropartícula pode ser empregada no setor veterinário e farmacêutico, podendo ser administrada por via oral.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário