PI9503134 GIZ CERÂMICO MACIO, DURÁVEL E ANTIALÉRGICO
Depósito: 11/08/1995
Destaque: Prêmio Governador do Estado de São Paulo de 1996
Inventor: Edgar Dutra Zanotto / Walter Aparecido Mariano
Titular: Edgar Dutra Zanotto (BR/SP) / Walter Aparecido Mariano (BR/SP)
O prof. Edgar Zanotto e Walter Aparecido Mariano recebem menção honrosa no Prêmio Governador do Estado de São Paulo de 1996, concedido pelo Serviço Estadual de assistência aos inventores, pelo invento "giz cerâmico, macio, durável e anti-alérgico", desenvolvido através do talco de silicato hidratado de magnésio, encontrato na natureza, o qual, em relação aos tradicionais giz de gesso, cujas características negativas são os frequentes efeitos alérgicos e sujeiras nas mãos. O novo produto solta menos pó e não suja as mãos dos usuários e nem o ambiente, eliminando-se os frequentes efeitos alérgicos, uma vez que seu uso em pó é definido no mundo todo e utilizado para diversas aplicações, tais como: fins medicinais e cosméticos; na fabricação de pisos e azulejos, e até para crianças, além de ser macio para escrever, mais resistente à fratura e ter maior durabilidade que os produtos existente no mercado.
O trabalho descreve a composição e o processo de produção de um novo tipo de giz de talco, ao invés dos tradicionais giz de gesso, cujas características principais são: solta muito menos pó e, portanto, não suja as mãos do usuário e nem o ambiente, minimizando drasticamente os frequentes efeitos alérgicos, além de ser mais macio para escrever, mais resistente à fratura e de ter maior durabilidade que os giz de gesso. Os inúmeros tipos (marcas) de giz de gesso atualmente comercializados no Brasil soltam enorme quantidade de pó, sujando o ambiente e as mãos de quem os utiliza, frequentemente provocando alergias de vários graus. Além disso, muitos tipos apresentam baixíssima resistência mecânica e esfarelam-se nas mãos dos usuários. Com o intuito de resolver esse problema, desde 1985 pesquisamos outros materiais para substituir o gesso. Analisando a escala de dureza MOHS, verificamos que o mineral talco é o primeiro da lista, potencializando esse mineral para uma escrita macia, evitando riscar as lousas. Além disso, o seu uso em pó é difundido no mundo todo para diversos fins medicinais, até para crianças, por não causar alergia. Portanto, a lógica foi desenvolver um giz de talco - parcialmente sinterizado - pela sua provável maciez e ausência de efeito alérgico.
A invenção refere-se a um giz cerâmico macio, durável e antialérgico, desenvolvido como alternativa superior aos tradicionais giz de gesso. O produto é fabricado a partir de talco (silicato hidratado de magnésio – Mg₃Si₄O₁₀(OH)₂), mineral naturalmente macio e de baixa alergenicidade, amplamente utilizado em produtos medicinais, cosméticos e infantis. A composição preferencial inclui 66,7% de talco (especificamente o tipo Costalco), 6,7% de dextrina e 26,7% de água, que conferem plasticidade à massa durante o processamento, sendo a dextrina e a água eliminadas nas etapas de secagem e queima.
O processo de fabricação segue etapas cerâmicas convencionais: mistura homogênea, extrusão (de preferência a vácuo), secagem lenta a 110°C para evitar trincas e queima entre 750°C e 830°C, com cuidado para evitar a formação de fases cristalinas duras como a clinoenstatita, que tornam o giz excessivamente duro e capaz de riscar o quadro. A queima ideal é em torno de 800°C, resultando em um giz que não solta pó, é macio ao escrever, não suja as mãos nem o ambiente e minimiza riscos de alergia.
Em comparação com o giz de gesso convencional, o giz cerâmico apresenta maior resistência mecânica (27 kgf/cm² contra 9 kgf/cm²), menor porosidade (46,5% contra 57%) e menor absorção de água (34% contra 71%), além de maior durabilidade. A invenção permite o uso de diferentes tipos de talco, desde que com baixo teor de ferro e quartzo livre, e evita a formação de fases duras durante a queima, assegurando um produto final de cor branca, macio e antialérgico, adequado para uso educacional e profissional.
Resumo:
PI9503134 Refere-se a presente invenção a constituição de um giz cerâmico macio, durável e antialérgico desenvolvido através do talco de silicato hidratado de magnésio, encontrado na natureza, o qual, em relação aos tradicionais giz de gesso, cujas características negativas são os frequentes efeitos alérgico e sujeiras nas mãos, solta menos pó e não suja as mãos dos usuários e nem o ambiente, eliminando-se os frequentes efeitos alérgicos, vez que seu uso em pó é definido no mundo todo e utilizado para diversas aplicações, tais como: fins medicinais e cosméticos; na fabricação de pisos e azulejos, e até para crianças, além de ser macio para escrever, mais resistente a fratura e ter maior durabilidade que os produtos existente no mercado.Referências:
Cronologia do Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasileiro, 1950-2000, MDIC, Brasília, 2002, páginas 289
https://web.archive.org/web/20030305182720/http://www.abc.org.br/gina/curriculo.asp?lingua=P&consulta=ezanotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário