PI0002915 - GABARITO INTERNO ROBOTIZADO COM INCIDÊNCIA NORMAL AO OLEODUTO
Depósito: 17/07/2000
Destaque: G.I.R.I.N.O. um robô capaz de se movimentar pelo interior dos dutos sem auxilio de diferencial de pressão, e sim por meios de propulsão próprios
Inventor: Ney Robinson Salvi dos Reis
Titular: Petrobrás (RJ/BR)
Os robôs G.I.R.I.N.O foram inspirados na natureza e criados pelo engenheiro Ney Robinson do Cenpes e sua equipe composta de 12 profissionais: "Crescemos muito rapidamente na pesquisa do petróleo no mar e precisávamos de veículos de operação remota. No Laboratório de Robótica do Cenpes, desenvolvemos ferramentas para intervenções submarinas em águas profundas - equipamentos especiais que não existem em lugar nenhum do mundo", diz Robinson. A inspiração veio da observação da facilidade de deslocamento das larvas de filhotes de sapo. O robô foi criado a partir de um caso crítico de entupimento em um oleoduto ocorrido na bacia de Campos , em 1997, Na ocasião, Robinson buscou soluções para um produzir um equipamento que permitisse o deslocamento dentro dos dutos e a movimentação de ferramentas dedicadas às operações de desobstrução e inspeções internas de malhas tubulares. No ano seguinte a invenção foi patenteada. Em 2000 no Congresso de óleo e gás, recebeu o prêmio de melhor projeto na área de equipamentos: "Construí um protótipo muito simples, com papelão, mola de uma caneta esferográfica, clipes e alfinetes, mas com todas as funções 'emprestadas' da natureza. O projeto foi bem aceito e, em 2001, num teste de campo, provamos que o equipamento funcionava e que tinha potencial. Não houve entupimentos desde então, mas o mais importante é que desenvolvemos esta nova tecnologia com massa crítica brasileira. A partir dessa nova realidade, estamos criando outras ferramentas para outros fins. Literalmente abrimos a possibilidade de fazer operações intrusivas em tempo real dentro de dutos, já que o equipamento é controlado remotamente", comenta.
Resumo : PI0002915 Trata-se de um equipamento (1) robotizado, dotado de capacidade de se deslocar pelo interior de um duto, ou outro volume confinado, preferencialmente cilíndricos, em ambos os sentidos e de realizar operações diversas, tracionando um umbilical (8) e portando acessórios, ferramentas ou materiais. É constituído por dois módulos (2a, 2b) idênticos, unidos por uma junta (13) rotativa, a qual conecta as hastes (11) dos cilindros (10) propulsores, hidráulicos ou pneumáticos. Cada módulo (2a, 2b) é constituído, basicamente, por um cilindro (10) propulsor, responsável pelo deslocamento longitudinal do módulo (2a, 2b), por uma torre (4) de posicionamento, onde são montados rodetes (5), dotados de um sistema de contra recuo e meios para girar a torre (4) de posicionamento de cento e oitenta graus, com referência ao seu eixo vertical, invertendo-se o sentido de deslocamento do equipamento (1). Mediante o desenvolvimento ou acoplamento de interfaces, a invenção permite a chegada de ferramentas, equipamentos, dispositivos ou materiais em um ponto remoto, no interior de um duto, dotado de curvas nos limites das normas, para a realização de desobstruções, inspeções ou outras operações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário