terça-feira, 26 de agosto de 2025

#42 SENAI / IPP 102021025570 - PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PELLETS A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS TÊXTEIS SINTÉTICOS

102021025570 - PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PELLETS A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS TÊXTEIS SINTÉTICOS E RESÍDUOS TÊXTEIS NATURAIS PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO

Depósito: 17/12/2021

Destaque: 5º Prêmio Patente do Ano da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) 2024

Inventor: André Luis dos Santos da Silva, João Carlos Oleksinski de Andrades e Treudi Feldens de Andrades

Titular:  SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI. (BR/RS) / INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CONFECÇÕES BELLA MODA LTDA. EPP (BR/RS)




Este documento descreve a patente brasileira BR 102021025570-6, concedida ao SENAI e à empresa Bella Moda, que apresenta um processo de reciclagem mecânica de resíduos têxteis sintéticos (poliéster e poliéster com poliuretano) e naturais (algodão) para produção de pellets destinados à moldagem por injeção. O processo inclui etapas de triagem, corte, desfibragem em moinho aglutinador, secagem e processamento em equipamentos como câmara de misturas, misturador termocinético ou extrusora dupla-rosca. Os pellets resultantes podem ser utilizados para fabricar peças técnicas e artefatos, com ou sem adição de modificadores de impacto ou agentes compatibilizantes. O método visa reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil, promover a economia circular e agregar valor a resíduos que seriam descartados. A invenção inclui ainda a caracterização mecânica e reológica dos compostos produzidos, comprovando sua viabilidade para aplicação em processos de injeção.


Resumo 102021025570: A presente invenção se refere à técnica de reciclagem de resíduos têxteis de sintéticos de poliéster e poliéster + poliuretano, resíduos têxteis naturais de algodão e resíduos têxteis de composição mista (algodão + poliéster + poliuretano) produzidos durante os processos de confecção de roupas. A técnica utiliza um equipamento conhecido como aglutinador para realizar a desfibragem do resíduo, o qual posteriormente é processado em um misturador termocinético para produzir pellets de polímero, onde os resíduos têxteis sintéticos servem de matéria-prima para o processo de injeção de termoplásticos e os resíduos têxteis naturais e de composição mista servem como carga de reforço em compósitos termoplásticos de matrizes base poliolefinas preparados por extrusão. Estes compósitos termoplásticos também são utilizados como matéria-prima para moldagem por injeção.

Referências:
https://www.revistafatorbrasil.com.br/2024/08/17/invencao-gaucha-para-reciclar-restos-de-tecido-vence-5o-premio-patente-do-ano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário