Depósito: 17/11/2003
Destaque: Prêmios Prof. Samuel Benchimol - Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica 2006 e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2018, Prêmio Finep Inventor Inovador - 2013 - Etapa Regional Norte
Inventor: Francisco Samonek (PA)
Empresa: Seringô
Francisco Samonek Possui Graduação em Letras Português Inglês pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória (1976), Especialização em Gestão de Iniciativas Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2006). Doutorando em Projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI México. Fundador da Seringô, uma startup que fabrica tecidos impermeáveis, chinelos, solas de calçados e artesanato orgânico na Floresta Amazônica. É detentor dos seguintes Prêmios Prof. Samuel Benchimol - Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica 2006 e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2018, FINEP Inovação Social em 2007, Tecnologia Social em 2008 e Inventor/Inovador em 2013, Fundação Banco do Brasil de TS em 2007, Equatorial do PNUD em 2008, ODM-Brasil em 2010, Melhores Práticas em Gestão Local-CAIXA em 2017, Prêmio Samuel Benchimol e Empreendedorismo Consciente Banco da Amazônia 2018, Prêmio Bons Negócios Pelo Clima 2018. Participa da Incubadora Amazônica PPA Parceiros pela Amazônia.
Resumo PI0304423: É descrito um processo de obtenção de látex vegetal pré-vulcanizado e produto obtido que compreende as etapas de extrair o látex de espécies nativas de Hevea brasiliensis; misturar ao látex, ainda no campo, uma solução de amônia a 25%, na proporção de 2% da solução sobre o volume de látex para preservar o látex em estado líquido; separar por coagem o látex das partículas sólidas; misturar ao látex vegetal preservado um composto aquoso que inclui um estabilizante, um ativador, um acelerador, enxofre, um antioxidante, resinas e óleos vegetais; homogeneizar a mistura entre 2 a 6 minutos; aquecer em temperatura branda, sob constante agitação, até atingir uma temperatura entre 70 e 90C; promover o esfriamento da mistura à temperatura ambiente mediante agitação e armazenar em recipiente com vedação. O produto resultante desse processo é um látex vegetal pré-vulcanizado que se apresenta na forma líquida e estável, fluído, não coacervado e que, por secagem, produz uma borracha já vulcanizada.
Referências:

Nenhum comentário:
Postar um comentário