PI9801250 - REVESTIMENTO REMOVÍVEL DESCARTÁVEL ACOPLÁVEL A RECEPTÁCULO DE SUJEIRAS, PARA REMOÇÃO DESTA SEM CONTATO DIRETO
Depósito: 28/05/1998
Destaque: Prêmio Finep Inventor Inovador - 2010 - Etapa Regional Sul
Inventor: Fernando Alberto Grazziotin (RS)
Empresa: Tegs Indústria e Exportação Ltda
Fernando patenteou uma tecnologia que originou o produto Caixa de Limpeza com Refil, que tem como objetivo o tratamento preliminar da água residual originada de pias e equipamentos similares. A partir de um pequeno tanque é feita a retenção e remoção de óleos, gorduras, ceras e outros. O produto visa tornar mais prática e higiênica a limpeza de resíduos nocivos. É oferecido ainda um revestimento removível descartável que diminui a possível aversão dos usuários a aproximar-se do esgoto. O Sistema Tego é um Conjunto Integrado para o Tratamento de Águas Residuais na Origem destas, permitindo um maior controle sobre os esgotos. É utilizado para tratamento preliminar de águas residuais originadas basicamente em cubas de pias de limpeza em geral; principalmente em cozinhas de restaurantes e residências, mas também em locais onde são manipulados outros tipos de resíduos lançados nas águas. A empresa Teg’s Indústria e Exportação Ltda. Iniciou atividades no ano de 1979, enquanto que o processo de desenvolvimento do Sistema Tego iniciou no ano de 1994. O objetivo inicial do Sistema Tego era facilitar a Remoção/Limpeza em caixas ligadas a canalizações de esgoto, levando-a a ser mais frequente. O resultado foi a composição de Caixa com Refil. Uma das primeiras entidades a utilizar o produto foi a FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), para a qual foram enviadas duas caixas em 12 de abril de 2006, estas em demonstração, para utilização como caixas coletoras de gesso. Posteriormente, em agosto de 2006 a USP adquiriu doze caixas para a FACULDADE DE ODONTOLOGIA e duas caixas para a FUNDECTO – FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA ODONTOLOGIA. Aproximadamente dois anos após a USP estar utilizando o produto, março de 2008, foram feitos pedidos por duas construtoras que, juntas adquiriram vinte e duas caixas para serem utilizadas em prédios da FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA USP, de modo que naturalmente, das duas caixas iniciais, atualmente há um total de 38 Caixas de Gordura com Refil na USP, para, em princípio, coleta de gesso em canalizações de esgoto na Universidade de São Paulo. Fernando Alberto Grazziotin é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Inicialmente trabalhou como engenheiro, depois, mediante concurso público, ingressou na Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, onde desde 17 de novembro de 1986 atua como Fiscal do Tesouro do Estado.
Resumo PI9801250: A invenção tem aplicação em diversos receptáculos de sujeiras ligados a canalizações, principalmente em caixas de passagem e caixas de gordura, e visa solucionar a dificuldade de remoção das sujeiras de seu interior, bem como, em certos casos, levar a uma manutenção mais frequente, a fim de evitar putrefação e formação de gases com odores desagradáveis. Apresenta um conjunto de criações: receptáculo de sujeiras secionável, dispositivo para conexão de revestimento, revestimento removível descartável, fechamento nas extremidades externas das entradas de receptáculo de sujeiras, que, integrados apresentam, em síntese um revestimento (7) removível descartável que recepciona as sujeiras, no interior do receptáculo (1) o qual passa a ser dotado por dispositivos (2) que possibilitam conexões do revestimento.
Referências:

Nenhum comentário:
Postar um comentário