sábado, 25 de julho de 2020

#21 UFRGS PI0604607 - PROCESSO DE ARMAZENAMENTO REVERSÍVEL DE HIDROGÊNIO BASEADO EM LÍQUIDOS IÔNICOS

PI0604607 - PROCESSO DE ARMAZENAMENTO REVERSÍVEL DE HIDROGÊNIO BASEADO EM LÍQUIDOS IÔNICOS

Depósito: 17/10/2006

Destaque: Prêmio Finep Inventor Inovador - 2008 - Etapa Nacional, Prêmio da Fundação Conrado Wessel de Ciência 2010, World Intellectual Property Organization Award

Inventor: Jairton Dupont

Empresa: UFRGS (RS/BR)


Jairton Dupont é um químico brasileiro professor do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1992 considerado em 2011 um dos 100 químicos mais influentes do mundo pela revista Thomson Reuters. Formado em Administração pela Escola Técnica da UFRGS, Licenciado em Química pela PUCRS, Doutor em Química pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, França, e pós-doutorado na Universidade de Oxford, Inglaterra. Foi coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Química (1993-1996) e da Pós-Graduação em Química (2001-2003). Atualmente é diretor do Centro de Nanociência e Nanotecnologia (CNANO) da UFRGS. A inovação premiada do professor Jaírton Dupont, representante de área no CTC da CAPES, são sais fundidos líquidos a temperatura ambiente: podem ser aplicados como “fluidos” ambientalmente corretos em processos industriais de síntese, catálise e separação, principalmente na indústria petrolífera.

Resumo PI0604607: Processo de Armazenamento Reversível de Hidrogênio em Reservatórios Moleculares Baseados em Líquidos iônicos A presente invenção descreve processos reversíveis de armazenamento de hidrogênio em líquidos iônicos. Em um aspecto preferencial, os líquidas iônicos são resultantes da junção do cátion imidazólico com o anel do ciclo-hexano, proporcionando estruturas moleculares capazes de estocar quantidades significativas de hidrogênio, sendo sua recuperação obtida por simples aquecimento dos derivados hidrogenados em presença de catalisadores. O processo da invenção é seguro, limpo e econômico, além de satisfazer os requisitas de pressão de vapor desprezível, densidade alta, ausência de inflamabilidade e estabilidade térmica alta.

Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário