domingo, 2 de novembro de 2025

#237 UNICAMP PI1015987 INICIADORES OLIGONUCLEOTIDEOS DE DNA, MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES DE LINHAGENS DE SACCHAROMYCES CEREVISAE

PI1015987 INICIADORES OLIGONUCLEOTIDEOS DE DNA, MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES DE LINHAGENS DE SACCHAROMYCES CEREVISAE

Depósito:  13/08/2010

Destaque:  licenciado para Companhia FOXES SOLUCOES E PESQUISAS EM BIOLOGIA MOLECULAR LTDA

Inventor:  GONÇALO AMARANTE GUIMARÃES PEREIRA / OSMAR VAZ DE CARVALHO NETTO / FELIPE GALZERANI / JUAN LUCAS ARGUESO / FABIANA DE MELO DUARTE / GUSTAVO GILSON LACERDA / SILVIA KAZUE MISSAWA / MARCELO FALSARELLA CARAZZOLLE

Titular:   UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP) / ATVOS AGROINDUSTRIAL S.A – EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL (BR/SP)


A invenção “Iniciadores oligonucleotídeos de DNA, método de identificação de marcadores moleculares de linhagens de Saccharomyces cerevisiae e kit de amplificação e identificação de regiões polimórficas em genes” (PI1015987-8), de titularidade da UNICAMP, refere-se ao desenvolvimento de oligonucleotídeos (primers) específicos para a identificação e diferenciação de linhagens industriais e selvagens de leveduras Saccharomyces cerevisiae, amplamente utilizadas na produção de etanol e outros processos fermentativos. O método propõe um sistema de detecção baseado em regiões polimórficas (variações de tamanho de DNA) localizadas em onze genes selecionados da levedura PE-2, comparados ao genoma de referência S288c. Essas regiões, amplificadas por PCR com pares de primers sense e antisense (SEQ ID 12-22), permitem distinguir linhagens por meio do padrão de fragmentos obtido, reduzindo o tempo e o custo das análises em relação a técnicas tradicionais como PFGE. O invento também abrange um kit contendo os primers e reagentes necessários à amplificação e identificação, oferecendo um método rápido, preciso e de baixo custo para monitorar a população de leveduras durante a fermentação, detectar contaminantes e avaliar a estabilidade genética das cepas. O sistema mostrou-se eficaz em diferenciar linhagens industriais (PE-2, CAT-1, SA-1, BG-1) de linhagens nativas, apresentando alto poder discriminatório (PIC até 0,89) e reprodutibilidade. O método contribui significativamente para o controle biotecnológico de processos industriais de etanol e outras fermentações.

A tecnologia desenvolvida permite de maneira precisa, rápida e com baixo custo a identificação de linhagens de leveduras que são utilizadas em processos fermentativos. Para isso, são utilizados marcadores moleculares que apresentaram um alto poder discriminatório, inclusive em linhagens com mesma origem tecnológica e geográfica. A análise, que compreende o uso combinado de quatro a seis marcadores moleculares, gera um perfil de resultado único para cada levedura, semelhante a um código de barras. O invento é destinado principalmente para o monitoramento do processo de fermentação na produção de etanol, do qual o Brasil está entre os maiores produtores do mundo. Entretanto, como possui uma elevada capacidade de diferenciar linhagens, pode ser usada como uma ferramenta de identificação e rastreio de leveduras em diferentes processos, como panificação, bebidas e nutrição animal.




Goncalo Amarante Guimarães Pereira é Professor Titular do Instituto de Biologia/UNICAMP. Engenheiro Agrônomo pela UFBA (1987), Mestre em Genética pela ESALQ/USP (1990 - CNPq), Doutor em Genética Molecular pela Universidade de Düsseldorf, Alemanha (1994 - Fundação Konrad Adenauer) e Pós-Doutoramento no IQ/USP (1996 - FAPESP). Ingressou em 1997 na UNICAMP, se tornando Livre-Docente em 2004 e Titular em 2009. Foi Pesquisador Associado do LNBIO/CNPEM (2009-2012). Exerceu o cargo de Diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol - CTBE de novembro de 2016 a novembro de 2017. Em 2011, foi Co-Fundador da GranBio e Cientista-Chefe de novembro de 2012 a outubro de 2016. 


Resumo: PI1015987  A presente invenção refere-se aos in iciadores ai igon ucleotideos de DNA sense e antisense, método de identificação e diferenciação e kit para amplificação e identificação de regiões polimórficas inseridas em genes de Saccharomyces cerevisae e suas regiões flanqueadoras visando o acompanhamento da comunidade de leveduras ao longo de processos fermentativos.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário