102018015832 COMPOSIÇÔES FERTILIZANTES E USO DAS MESMAS
Depósito: 02/08/2018
Destaque: licenciado para Companhia Nitroquímica
Inventor: GONÇALO AMARANTE GUIMARÃES PEREIRA / JORGE LEPIKSON NETO / MARIANA TEIXEIRA REBOUÇAS / NICHOLAS VINICIUS SILVA / BIANCA AZEVEDO CURZIO / EDUARDO LEAL OLIVEIRA CAMARGO / LUCIANA SOUTO MOFATTO / MARCELO FALSARELLA CARAZZOLLE
Titular: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP (BR/SP)
A patente BR 102018015832-5, de titularidade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), descreve composições fertilizantes contendo o flavonoide naringenina-chalcona e o uso dessas formulações para estimular o crescimento vegetal. A invenção visa aumentar a produção de biomassa, o desenvolvimento radicular e a germinação de sementes, podendo ser aplicada em substratos, viveiros, cultivos hidropônicos ou irrigação agrícola. O composto principal, a naringenina-chalcona, é diluído em acetona ou álcool etílico e incorporado a uma solução nutritiva com macro e micronutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S, Fe, B, Mn, Zn, Cu e Mo). Testes realizados com Arabidopsis thaliana, Sorghum bicolor e Nicotiana tabacum mostraram resultados expressivos: aumento de até 70% na parte aérea, 99% na biomassa radicular e 130% no crescimento total, além da aceleração da germinação. A invenção demonstrou que o flavonoide atua como bioestimulador de crescimento mesmo sendo conhecido por efeitos inibitórios em outras condições. Em concentrações adequadas (0,1 mmol/L), promove crescimento vigoroso, mas em concentrações elevadas torna-se tóxico. O fertilizante é aplicável em diferentes estágios do desenvolvimento vegetal e representa uma alternativa biotecnológica sustentável aos fertilizantes convencionais, com potencial uso na produção de biomassa lignocelulósica para biocombustíveis e no manejo agrícola sustentável.
Goncalo Amarante Guimarães Pereira é Professor Titular do Instituto de Biologia/UNICAMP. Engenheiro Agrônomo pela UFBA (1987), Mestre em Genética pela ESALQ/USP (1990 - CNPq), Doutor em Genética Molecular pela Universidade de Düsseldorf, Alemanha (1994 - Fundação Konrad Adenauer) e Pós-Doutoramento no IQ/USP (1996 - FAPESP). Ingressou em 1997 na UNICAMP, se tornando Livre-Docente em 2004 e Titular em 2009. Foi Pesquisador Associado do LNBIO/CNPEM (2009-2012). Exerceu o cargo de Diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol - CTBE de novembro de 2016 a novembro de 2017. Em 2011, foi Co-Fundador da GranBio e Cientista-Chefe de novembro de 2012 a outubro de 2016.
Resumo: 102018015832 A presente invenção descreve composições fertilizantes, as quais compreendem o flavonoide naringenina-chalcona, bem como o uso destas para o aumento da produção de biomassa, crescimento de raiz e acelerador de germinação. A aplicação desta composição pode ser realizada em substratos para germinação de sementes, cultivos in vitro ou viveiros de mudas, bem como em cultivos hidropônicos, ou em culturas de interesse agronômico por meio de irrigação e fertilização.
Referências:

Nenhum comentário:
Postar um comentário